Outra fonte de poluição por partículas de veículos elétricos são os pneus. À medida que o piso dos pneus se desgasta, pequenas nanopartículas de borracha são lançadas na estrada e na atmosfera perto da altura do solo, ao falar sobre carregamento veículos elétricos
Um relatório da Emissions Analytics sugeriu que a poluição por material particulado do desgaste dos pneus de carro é 1.000 vezes maior do que as emissões de escape dos carros, e que os pneus podem produzir até 9,28 gramas de material particulado por milha. No entanto, alguns cálculos de bom senso mostram que isso não poderia ser o caso.
Um pneu de carro familiar típico de 16” pesa cerca de 9 kg , então quatro deles em um veículo dão um peso total de 36 kg. Isso não é apenas o piso, mas os pneus completos. Se o carro realmente derramou 9,28 gramas de material particulado por milha dos pneus, então os pneus do carro teriam desaparecido fisicamente – e o carro estaria rodando em suas ligas – em menos de 4.000 milhas.
Na realidade, a banda de rodagem de um pneu é cerca de 35% do peso total do pneu, então os pneus ficariam carecas em menos de 1.358 milhas, ou dois meses de condução para o motorista médio do Reino Unido. As chances são de que o estudo Emissions Analytics estava medindo acidentalmente partículas emitidas por outros carros, que se estabeleceram na estrada e depois foram levantadas pelos pneus do carro de teste, em vez do que estava sendo derramado dos pneus do carro submetido ao teste. teste.
Portanto, agora sabemos que o desgaste dos pneus não é nem de longe um contribuinte tão grande para as emissões de partículas como o relatório da Emissions Analytics afirmou. No entanto, se os veículos elétricos são mais pesados do que os carros a gasolina ou diesel, eles desgastam os pneus mais rapidamente? Em primeiro lugar, os veículos elétricos modernos não são muito mais pesados do que muitos carros modernos a gasolina ou diesel, especialmente com a recente tendência de SUVs maiores e mais pesados.
Profundidade do piso do pneu e verificações de segurança do pneu
Como aproveitar melhor seus pneus
Quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos? Reciclagem de baterias de veículos elétricos
A química da bateria está evoluindo continuamente, ficando mais leve e mais “energicamente densa”, ou seja, capaz de espremer mais quilômetros de alcance no mesmo peso e volume da bateria. Tal é a densidade de energia das baterias EV modernas - a maioria dos EVs novos no mercado tem um alcance de 200 milhas ou mais - que muito em breve provavelmente começaremos a ver uma mudança de colocar mais capacidade de bateria no mesmo espaço, para oferecer o mesma capacidade, mas em uma bateria mais leve e barata, resultando em um carro mais leve e mais barato.
15.000 milhas elétricas sem pneus novos
Quanto aos EVs na estrada hoje, o desgaste dos pneus não é tão acelerado quanto alguns opositores sugerem. James Rooney, engenheiro de frota da British Gas, operadora de 800 vans elétricas (em breve milhares) de veículos elétricos, observa que suas últimas vans elétricas – que são veículos grandes e pesados com tração dianteira tradicionalmente mastigadora de pneus – fizeram 15.000 quilômetros e não precisava de pneus ou freios substituídos ainda (com exceção de furos, é claro).
Ryan Todd notou algo interessante sobre o desgaste dos pneus em seus táxis. Quando seus táxis elétricos Nissan LEAF são entregues a ele novos, eles geralmente são equipados com uma marca de pneus de alta qualidade como Michelin. Os pneus geralmente duram entre 30.000 e 36.000 milhas nas rodas traseiras, com as dianteiras durando 20.000 milhas.
Embora seja típico que os pneus dianteiros tenham uma vida útil mais curta do que os pneus traseiros, Ryan observa que seus táxis a diesel tendem a obter uma vida útil extra de 5.000 a 10.000 milhas de seus pneus dianteiros. Isso ocorre porque o LEAF não é apenas tração dianteira – então os pneus dianteiros estão fazendo a direção e a propulsão – mas tem muito mais torque de seu motor do que um carro a diesel, resultando em maior desgaste ao longo do tempo. Se pneus de substituição mais baratos forem instalados em seus táxis a diesel ou elétricos, a vida útil dos quatro pneus normalmente é reduzida em cerca de 5.000 milhas em relação aos pneus originais de alta qualidade - uma lição importante para qualquer motorista de veículo.
Ryan observa, no entanto, que a vida útil de 30.000 a 36.000 milhas dos pneus traseiros em seus táxis LEAF é aproximadamente a mesma dos pneus traseiros em seus táxis a diesel, já que eles não estão impulsionando ou dirigindo o veículo.
Se dirigisse com mais calma, como a maioria dos carros, a vida útil dos pneus dianteiros de seus táxis elétricos provavelmente aumentaria. Dado que as frotas de táxis e vans mencionadas acima são exemplos de frotas que provavelmente são conduzidas um pouco mais duramente do que o carro médio, o fato de terem um desgaste de freio tão reduzido e desgaste de pneus semelhante nas rodas traseiras em particular, é um presságio muito bem para controlar a poluição por material particulado.
Remapear o acelerador dos EVs para reduzir a agressividade da entrega de potência, ou conduzi-los no modo econômico, também ajudará a prolongar a vida útil dos pneus em veículos com condução mais dura. Além disso, como Dundee já mostrou, a qualidade do ar é comprovadamente melhor em cidades que têm alta absorção de veículos elétricos, devido a uma redução líquida substancial de material particulado de escapamentos, pneus e freios.
Além disso, as vans elétricas cross-country de alta quilometragem da Cleevely EV Mobile mostram que a vida útil dos pneus dos EVs com tração dianteira pode ser tão boa quanto os carros a gasolina ou diesel. James observa que seu MG5 EV, que tem apenas quatro meses, está se aproximando de 20.000 milhas no relógio, e todos os pneus têm bastante piso sobrando neles. Um mecânico veterano com um julgamento preciso do desgaste dos componentes e vida útil restante, James calcula que fará 30.000 – 35.000 milhas com todos os quatro pneus.
Além disso, muitos fabricantes de pneus estão desenvolvendo pneus especiais para veículos elétricos, que proporcionam maior eficiência e menor desgaste sem sacrificar a aderência. Isso inclui grandes marcas de pneus e novas empresas, como a Enso, que foram criadas especificamente para combater a poluição dos pneus.
Comentários
Postar um comentário