Pular para o conteúdo principal

Variedades de café: um curso intensivo de gueixa vs Bourbon

 No vinho, as variedades reinam supremas. Todo mundo sabe o que é um Merlot ou Chardonnay. As variedades de café são menos conhecidas. Você pode ter ouvido falar de Geisha, mas você sabe a diferença entre um Bourbon e um Typica? Ou por que isso importa, ao fazer um café typica 



Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, não se preocupe: hoje, estou ministrando um curso intensivo. Prepare-se para aprender por que eles são importantes, o que são e algumas das principais variedades que você deve saber .



Versão em espanhol:  Geisha vs Bourbon: Un Curso Intensivo de Variedades de Café


café

Bourbon amarelo pronto para ser plantado. Crédito: San Mateo Coffee


POR QUE AS VARIEDADES DE CAFÉ SÃO IMPORTANTES?

A importância das variedades de café depende de sua função na cadeia de abastecimento do café.


Se você é um consumidor , deve estar se perguntando por que precisa aprender outro conjunto de rótulos. A variedade é importante em comparação com a origem , nível de torrefação e processamento ? E se for importante, por que apenas alguns sacos de café o mencionam?


A resposta é que as variedades podem afetar o sabor do café. Alguns, como o Bourbon, são conhecidos por seu sabor doce. Outros, como a gueixa, são conhecidos por qualidades semelhantes às do chá.


Mas o sabor não se refere apenas à variedade: trata-se também das condições de cultivo, processamento e muito mais. A singularidade de um café de alta qualidade é parte do que torna o café tão maravilhoso.


café

Cerejas de diferentes variedades de café. Crédito: Anthony Auger para Caravela Coffee


Os torrefadores precisam saber sobre as variedades porque elas afetam o perfil de sabor e como você deve torrá-las.


Os feijões diferentes têm tamanhos diferentes: o Maragogype é grande, enquanto o Mokka é minúsculo. Desde torrefação é uma transformação física, como ele transfere o calor durante todo o feijão é importan t . Você precisa entender a composição física do seu café (especialmente se estiver misturando).


E produtores , as variedades são de importância crítica para você. Sua escolha afetará o perfil de sabor e a pontuação potencial da xícara, a robustez da planta e sua resistência a doenças, sua produtividade, a altitude e a temperatura em que ela melhor cresce e muito mais.


Outro motivo para se preocupar com as variedades é que o café arábica tem uma diversidade genética preocupantemente baixa . Isso significa que é mais suscetível a doenças e mudanças climáticas - e pode até mesmo teoricamente se extinguir no futuro . Criar ou encontrar mais variedade genética é de importância fundamental agora.


cerejas de café

Cerejas de café amadurecendo no galho.


ESPÉCIE, VARIEDADE, CULTIVAR ... O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA?

Agora que sabemos por que as variedades são importantes, vamos dar um passo para trás e ver o que elas realmente são.


Existem muitas espécies diferentes de café - mais de 100, de acordo com a World Coffee Research (WCR) - mas as três principais são Arábica, Robusta e Libéria . As cafeterias especializadas raramente vendem nada além de Arábica, evitando o Robusta por seu sabor mais forte e amargo, embora algumas lojas estejam defendendo os Robustas Finos. Liberica é normalmente consumida apenas nas Filipinas.


A categoria abaixo das espécies, ao descrever as plantas, é a variedade . Variedades referem-se a diferentes variações dentro das espécies. Por exemplo, Caturra é uma variedade de Arábica, enquanto Nganda é uma variedade de Robusta. Quanto a cultivar , trata-se de uma variedade de café criada por humanos em um ambiente agrícola.


Outro ponto que confunde muita gente é a diferença entre varietal e variedade . Simplificando, “variedade” é um substantivo e “varietal” é um adjetivo. No entanto, como a linguagem é quase tão complexa quanto a genética do café, é possível usar “varietal” de uma forma que substitua um substantivo ao discutir o produto do café em vez da planta (algo chamado nominalização).


Mas este é um artigo sobre café, não sobre linguística: basta dizer que as diferenças entre “varietal” e “variedade” são apenas gramaticais.


planta de café

Uma jovem planta Liberica. Crédito: Herbert Peñaloza pelo 575 Café


ALGUMAS VARIEDADES DE CAFÉ QUE VOCÊ DEVE CONHECER

Existem muitas variedades de café em todo o mundo e não poderíamos esperar cobrir todas elas em apenas um artigo. No entanto, vamos dar uma olhada rápida em algumas das variedades de Arábica mais famosas ou notáveis.


Typica

O café Typica é uma das variedades de café mais antigas e importantes. Já existe há séculos e gerou muitos outros. Variedades notáveis ​​de Typica incluem Java, Maragogype e Timor Hybrid (mais sobre esse último em breve).


Typica cresce na América Central, Jamaica e Ásia. O WCR o rotula como baixo rendimento, alta qualidade e suscetível a ferrugem e pragas. Tem uma acidez limpa e doce.


Bourbon

Uma mutação natural do Typica, o Bourbon é um café de alta qualidade e rendimento médio conhecido por seu sabor doce. Tem, no entanto, baixa resistência à ferrugem da folha, broca do café e outras doenças e pragas. É comumente cultivado no Burundi e em Ruanda, bem como em toda a América Latina.


Por que você deveria se preocupar com Bourbon? Pelas mesmas razões pelas quais você deve conhecer o Typica: seu aparecimento precoce na variedade de café significa que também gerou muitos outros. Também é uma planta bastante comum, conhecida por sua boa qualidade.


café

Cerejas Bourbon. Crédito: Café Mapache


Herança etíope

Enquanto a maioria das variedades de café Arábica descendem do Typica ou Bourbon, o café vem originalmente da Etiópia. Na verdade, Kew Gardens determinou que o país detém 95% da diversidade genética do café . Quando você vê “Herança Etíope” escrita em um saco de café, significa que provavelmente foi cultivado selvagem ou em um jardim cultivado levemente.


Timor Hybrid

O Timor Hybrid é um café polêmico, por se tratar de um híbrido espontâneo de Arábica-Robusta. Robusta é uma espécie de café mais robusta : oferece robustez e resistência à ferrugem da folha do café em troca de um sabor menos atraente e perfil de aroma.


Este café único tem sido usado em muitas cultivares, principalmente Catimors e Sarchimors . Catimors é um grupo de cruzamentos Caturra e Timor Hybrid, enquanto Sarchimors é um grupo de cruzamentos Villa Sarchi e Timor Hybrid. Exemplos destes incluem Castillo, Colômbia e Marsellesa.


Os compradores de café especial podem ser cautelosos com qualquer planta com ascendência Timor Hybrid - mas alguns produtores, especialmente aqueles em altitudes mais baixas onde a ferrugem da folha do café é mais provável, acreditam que menos risco vale uma xícara de qualidade e preço potencialmente mais baixos.


café

A variedade Castillo crescendo em Cauca, Colômbia. Crédito: Finca La Julia


Gesha / Geisha

Gesha / Geisha se originou na vila de Gesha, na Etiópia, mas permaneceu sob o radar até 2003 no Panamá. Desde então, a gueixa panamenha se tornou um dos cafés mais famosos do setor. Com a maioria dos finalistas do campeonato de café usando-o, e um recente preço de leilão de feijão verde de US $ 601 / lb , ele se tornou sinônimo de excelência e exclusividade.


Apresenta um perfil distinto: chá com aroma a jasmim, flor de laranjeira e notas de bergamota, e delicados florais.


Quanto à planta, ela cresce melhor em altitudes elevadas (a WCR recomenda acima de 1.400 msnm), tem baixo rendimento e pode ser delicada. Embora tenha obtido preços excelentes em leilões, há histórias horríveis de produtores que o cultivam fora do Panamá apenas para ver suas plantas morrerem em climas e solo desfavoráveis.


VEJA TAMBÉM:  Café de gueixa de acordo com um produtor de 4ª geração do Panamá


cerejas de café

Cerejas Gesha colombianas. Crédito: La Palma y El Tucán


Híbridos F1

Os híbridos F1 são uma nova geração de variedades de café com potencial para ser de alta qualidade, resistentes à ferrugem e de alto rendimento. Eles são normalmente produzidos em massa em viveiros avançados. Os híbridos de F1 notáveis ​​incluem o Centroamericano, que recentemente teve sucesso na Copa de Excelência da Nicarágua .


Um dos pontos mais importantes sobre os híbridos F1, para os produtores, é que eles são normalmente mais caros e mais difíceis de obter. Eles são propagados em massa em viveiros sofisticados com laboratórios de cultura de tecidos (ou seja, eles são clonados) em vez de por sementes. Isso é necessário porque suas sementes germinadas (a F2, ou segunda geração) não terão necessariamente as mesmas grandes qualidades da planta-mãe F1, o que significa que os agricultores não podem confiar no desempenho da planta. Por esse motivo, o WCR recomenda que os produtores comprem apenas de viveiros de boa reputação.


Para obter mais informações sobre híbridos F1, leia nosso artigo detalhado aqui .


cerejas de café

Amadurecimento das cerejas. 


Caturra

Uma mutação natural do Bourbon, Caturra é uma árvore anã com um rendimento médio, qualidade média e tamanho médio de feijão - na verdade, a descrição WCR de um rendimento médio é “semelhante a Caturra”. É suscetível a ferrugem e pragas, sendo comumente cultivado em todo o Brasil e América Latina.


Catuai

Catuai é um cruzamento Mundo Novo e Caturra que compartilha muitas das mesmas características do Caturra: rendimento médio, qualidade média, tamanho médio do feijão, suscetibilidade à ferrugem e pragas e status de anão.


cerejas de café

Cerejas Caturra amarelas. Crédito: Ary Nugroho


Esta é apenas uma introdução ao maravilhoso mundo das variedades de café. Há muitos mais que merecem atenção: Pacas, Pacamara , Maracaturra, Rume Sudan, Laurina, SL-28, SL-34… A lista é infinita .


Produtores, escolham suas variedades de café com cuidado. Faça sua pesquisa: entenda as demandas de cada um e os riscos que vêm com isso. Ao plantar uma nova variedade, considere começar lentamente com apenas uma pequena parte de sua fazenda.


Já para vocês, amantes do café, prove o maior número de variedades possível. Preste atenção em como eles diferem. Compare diferentes variedades cultivadas na mesma região e a mesma variedade cultivada em diferentes regiões. À medida que você começar a aprender mais sobre como a variedade pode afetar sua xícara, sua apreciação pelo café só aumentará.


Com nossos agradecimentos à World Coffee Research por suas contribuições sobre os híbridos F1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como obter ajuda quando há uma lista de espera para consultar um terapeuta

 A pandemia levou a um grande aumento na demanda por terapeutas. Consequentemente, muitos terapeutas e centros de tratamento têm longas listas de espera. É preciso coragem para chegar a um terapeuta. E depois de fazer isso, a última coisa que você quer é esperar para ver alguém, ao escolher uma  Psicóloga Curitiba  Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer enquanto espera para ver um terapeuta.   Considere entrar em contato com outro terapeuta Se você já consultou um terapeuta antes, pode realmente querer voltar para a mesma pessoa. E esperar até que eles tenham uma abertura pode valer a pena. Se for uma longa espera, entretanto, você pode considerar consultar outro terapeuta. Se você não tem um terapeuta “preferido”, pode se colocar em várias listas de espera. Você também pode pedir aos terapeutas para colocá-lo em uma lista de cancelamento se você puder comparecer em curto prazo. Às vezes, os terapeutas têm espaços especiais em seus calendários pa...

Como obter uma experiência de ambiente de vendas orientada por metas

 Existem algumas opções para obter experiência no ambiente de vendas orientado a metas. A primeira, é claro, é trabalhar dentro de uma organização que prioriza metas em todas as etapas do processo de vendas e trabalha ativamente para criar um ambiente eficaz orientado a metas, ao  contratar serviços de qualidade  Se você não tiver certeza se a empresa para a qual está se candidatando tem uma abordagem orientada por metas, faça algumas perguntas importantes durante o processo de entrevista, como: "Como o sucesso é medido aqui?" e "Seus representantes de vendas estão incluídos no processo de definição de metas?" A seguir, vamos explorar as dicas de quatro líderes de vendas para criar um ambiente de vendas saudável e orientado a metas.  Dicas dos líderes de vendas para criar um ambiente de vendas saudável e orientado a metas 1. Estabeleça metas para os representantes de vendas em relação a quão bem eles seguem seu processo de vendas , em vez de quão bem eles atingem ce...

o mercado de cervejas sem alcool

 O volume do mercado de vinhos e cervejas sem álcool foi superior a 2 bilhões de litros em 2017. Fortes crenças religiosas, especialmente entre a população jovem, irão impulsionar a demanda do produto. Restrições governamentais sobre a produção e consumo de álcool em países muçulmanos específicos, incluindo Arábia Saudita, Irã, Egito e Líbia, acompanhadas de novos lançamentos de produtos sem álcool, principalmente de marcas notáveis ​​que oferecem diversos sabores, impulsionarão a demanda do produto. Por exemplo, em 2017, o lançamento bem-sucedido do Heineken 0.0 conquistou uma participação de mercado substancial.  A desalcoolização dominou a participação de volume geral, respondendo por mais de 80% do mercado global de vinhos e cervejas não alcoólicos em 2017. A capacidade de produzir produtos com teor de álcool inferior a 0,05% aumentará o uso da tecnologia. A perda de sabor significativamente menor devido ao processamento em baixa temperatura alimentará a demanda pelo proce...