É virtualmente impossível competir no mercado sem implementar software ERP. Ele automatiza funções triviais, acelera operações, quebra silos de informações, permite que diferentes departamentos trabalhem como uma força coesa e permite interagir melhor com os clientes. A implementação de ERP é um procedimento passo a passo que pode, às vezes, se tornar um processo complicado. Cada empresa segue uma estratégia de implementação diferente porque depende de restrições de orçamento, objetivos de negócios, sensibilidade ao tempo, etc. Este artigo lança luz sobre algumas das estratégias de implementação de ERP amplamente utilizadas e fala sobre seus benefícios e desvantagens, ao escolher uma câmera termográfica
Implementação de ERP
Estratégias de implementação de ERP
1. A Estratégia de Implementação do Big Bang
Nessa estratégia, todos os módulos ERP e funcionalidades de toda a empresa são implementados em um único dia. Os funcionários devem migrar para o novo sistema ERP no mesmo dia. A implementação pode acontecer em diferentes níveis geográficos - cidade, estado, país ou muitos países juntos. A desvantagem mais significativa dessa estratégia é que as empresas não podem migrar de volta para o sistema anterior depois de concluída a implementação. Também tem vários benefícios, como a implementação leva menos tempo do que outras estratégias e o desperdício de recursos também é mínimo.
2. Estratégia de implementação do Mini Big Bang
A estratégia de implementação do mini big bang segue a abordagem de implementação em fases para a implementação de sistemas ERP. Isso significa que diferentes módulos ERP são implementados separadamente. Por exemplo, o módulo financeiro é implementado no primeiro estágio, o marketing no segundo, os recursos humanos no terceiro, etc. Assim, é mais fácil enfrentar os desafios de implantação de cada unidade separadamente após sua implementação. Outra vantagem é que os funcionários têm uma experiência prática antes de o projeto começar a ser implementado. Uma das desvantagens dessa estratégia é que algumas empresas experimentam deterioração de desempenho após o processo de implementação ter sido concluído.
3. Estratégia de implementação de implementação em fases
Na estratégia de implementação de distribuição em fases, a implementação acontece em diferentes fases durante um longo período. A equipe de gerenciamento central tem tempo suficiente para pensar sobre como a implementação é feita, o que lhes permite fazer um brainstorming de uma estratégia perfeita. A estratégia geralmente inclui elementos como:
uma. Plano de implementação
b. Costumização
c. Teste de sistema
Uma vantagem significativa dessa estratégia é que as equipes aprendem com as falhas dos estágios iniciais de implementação. As desvantagens incluem fadiga do funcionário porque leva muito tempo para implementar todos os módulos ERP.
4. Implementação em fases por localização geográfica
Essa estratégia está ganhando força no cenário atual porque muitas empresas estão abrindo filiais em vários locais. E, ao adotar uma implementação em fases por área geográfica, eles podem se adaptar de acordo com as diversas necessidades de uma determinada região. A vantagem significativa dessa estratégia é que as empresas podem obter uma perspectiva de 360 graus dos aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e organizacionais de uma região específica. As desvantagens incluem a implementação de vários processos de gerenciamento de mudanças simultaneamente.
5. Implementação em fases por unidade de negócios
As grandes empresas têm vários departamentos que funcionam de forma autônoma. Nessa estratégia, os módulos ERP são implementados um a um em cada departamento. É uma estratégia lucrativa, pois os funcionários aprendem com os erros de implementações anteriores e evitam repetir o mesmo no futuro. As vantagens dessa estratégia são que ela tem uma taxa de aceitação de funcionários mais alta e é menos arriscada. Pelo contrário, as desvantagens incluem um tempo de implementação mais longo.
6. Estratégia de implementação de implementação paralela
Essa estratégia requer o uso de ambos os sistemas - sistemas legados e o novo sistema ERP. Os funcionários podem aprender a trabalhar no novo sistema enquanto operam o antigo. O ponto positivo dessa estratégia é que não há problemas de migração de sistema e integridade de dados. A única desvantagem é que cada transação é registrada duas vezes, no sistema legado, e depois no novo sistema ERP. Além disso, o custo de implementação do ERP pode disparar nos estágios finais.
Conclusão
A implementação de ERP é um processo rigoroso e consome muito tempo. São várias as estratégias, com suas vantagens e desvantagens, que as empresas podem adotar para instalar o sistema ERP com sucesso. Assim que o ERP estiver instalado, você sentirá a diferença na forma como faz negócios. O software ERP automatizará todas as funções críticas de negócios e os funcionários terão mais tempo para se concentrar no trabalho que precisa da engenhosidade humana. Além disso, vários departamentos trabalharão em conjunto. Você atenderá seus clientes com eficiência e dará uma luta dura aos grandes tubarões da indústria.
Comentários
Postar um comentário